Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

domingo, 24 de outubro de 2010

A importância da nossa audição


Uma das áreas de atuação da fonoaudiologia é a audiologia, nela estudamos a audição. O fonoaudiólogo é o profissional graduado apto a realizar o exame da audição, que chamamos de Audiometria e Impedânciometria. A audição é a função que nos permite receber e reagir diante dos sons e segundo estudos começa no período intra-uterino e é aguda mesmo antes do nascimento. Nosso ouvido tem como principais funções o equilíbrio e a audição, que são de vital importância para o ser humano.
 O equilíbrio é responsável por nos manter em pé e pela locomoção enquanto através da audição podemos desenvolver a linguagem e nos comunicar com as outras pessoas. Num mundo moderno de poluição sonora, ou seja, de ruídos desagradáveis aos nossos ouvidos (barulho de brinquedos, sons de maquinas, discotecas, carro de som, entre outros) valorizamos pouco a nossa audição e muitas vezes sentimos que ela está ruim, mas sempre achando que é normal e vai passar. Independente da idade deve-se estar atento a sua audição sempre.  O bebê ao nascer deve realizar a triagem auditiva neonatal através do exame da audição chamado de Emissões Otoacústicas (EOA) também conhecido como teste da orelhinha, com ele podemos detectar possíveis problemas auditivos precocemente facilitando o tratamento.     A criança em fase pré-escolar e escolar esta em pleno desenvolvimento da comunicação e deve também realizar o exame audiológico, pois criança que ouve bem terá menor chance de ter problemas de aprendizagem, deve-se estar atento a inflamações de ouvido (otites), pois podem causar perdas auditivas.     Adolescentes que escutam música alta, com uso de fone de ouvido direto, por horas seguidas, devem realizar o exame audiométrico, pois ao longo do tempo podem ter perda auditiva, levando a surdez.     Adultos que normalmente em seu ambiente de trabalho se expõe a ruídos, barulhos, som alto, tem que realizar periodicamente exame audiométrico para evitar perda da audição. É considerada uma doença de caráter irreversível e de evolução progressiva, passível de prevenção.     Com a idade ocorre o envelhecimento também do sistema auditivo, desta forma os idosos também devem realizar o exame audiométrico para evitar a surdez.
Quando a perda auditiva é detectada de forma precoce torna-se mais fácil a indicação e adaptação de aparelho auditivo.     O exame audiológico é de extrema importância em todas as idades, desde o bebê até o idoso, é indolor, de fácil realização e leva em média de 30à 40 minutos para se realizar. Enfim, é muito importante cuidar da sua audição! Sempre que observar qualquer possível alteração na sua audição, ou suspeitar de perda auditiva procure um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo!    
Por Nélia Rhein Cordeiro