Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

sábado, 6 de novembro de 2010

Estética Funcional da Face


A Fonoaudiologia trabalha com diversas áreas do corpo, sendo a estética funcional de face uma prática inovadora baseada na motricidade orofacial, que é tida como uma das especialidades da área da fonoaudiologia.
TRATAMENTO:
A Terapia nesta área visa trabalhar a musculatura facial através de relaxamentos musculares, exercícios específicos e orientações diárias para que o paciente tenha conhecimento de suas expressões e hábitos, de forma que proporcione condições para modificá-los e obter o que grande parte das pessoas busca: saúde e beleza.
Considerando que o trabalho do fonoaudiólogo com a face tem como principal finalidade o fortalecimento e balanceamento dos músculos da mesma, permite a adequação da face propiciando o funcionamento correto que os músculos da face necessitam, propiciando benefícios como:
- fortalecimento e sustentação da face;
- hamonizar o estético e o funcional da face;
- aumentar a oxigenação e vascularização da pele;
- minimizar ou eliminar as mímicas faciais exacerbadas ou inadequadas;
- eliminar e/ou atenuar as rugas e marcas de expressão;
- equilibrar as forças musculares da face e pescoço;
- proporcionar a aquisição de hábitos saudáveis orofaciais e cervicais;
- adequar a postura, a respiração, a mastigação, a deglutição e a fala.
A atuação fonoaudiológica na estética da face previne e adéqua as alterações dos músculos mímicos e da mastigação desencadeadas pelo envelhecimento, pelos movimentos exagerados da mímica facial ou por distúrbios orofaciais e cervicais.
O trabalho é voltado ao reequilíbrio das funções estomatognáticas (sucção, mastigação, deglutição, voz, fala e respiração), com a finalidade de minimizar rugas e expressão facial, equilibrar o tônus da face, dando ao rosto um aspecto mais harmonioso e simétrico, favorecendo uma expressão mais equilibrada e também sinalizando para um aumento na auto-estima e melhoria na qualidade de vida.
A contração exagerada dos músculos é responsável pelo aparecimento de marcas e consequentemente facilita o surgimento das rugas. Ao mastigar, respirar, engolir e falar errôneamente fazemos com que algumas regiões não sejam trabalhadas ou trabalhadas incorretamente. A fonoaudiologia desenvolverá um trabalho de reorganização neuromuscular através da adequação das funções, relaxamento, alongamento, massagens, drenagem linfática e exercícios para as regiões do rosto e pescoço.
Após o término do tratamento o paciente é quem passa a ter a função de conduzir a continuidade do processo, através de um programa de exercícios prescritos pelo fonoaudiólogo. O programa deverá ser periodicamente reavaliado. Importante salientar que depois de apreendidas, as técnicas, acabam sendo incorporadas ao cotdiano e o paciente não mais precisará da intervenção fonoaudológica.
Por fonoaudióloga Arlete Barth