Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Triagem auditiva neonatal


A audição é de fundamental importância na vida das pessoas, pois é o sentido que melhor permite o relacionamento com o mundo em geral por meio da comunicação.

É na infância que o indivíduo aprende a falar, e isto ocorre a partir do modelo que lhe é apresentado, ou seja, ele fala o que escuta. Qualquer perda auditiva, mesmo que pequena, pode acarretar sérios comprometimentos relacionados à aquisição de fala e linguagem, interferindo na vida social, psicológica, emocional e cognitiva.


A triagem auditiva neonatal é capaz de detectar precocemente se o bebê apresenta alguma perda auditiva, ela é indicada para todo recém-nascido, e deve ser realizada até o terceiro mês de vida, uma vez que este é o melhor período de aproveitamento para aquisição de linguagem. De acordo com especialistas, de 0 a 3 meses de vida, as “estratégias” de tratamento são mais eficazes e geram melhores resultados.


A realização do exame é bem simples, não é invasivo; indolor, não requer sedação ou anestesia e é realizado por fonoaudiólogo durante o sono natural da criança, tem duração de aproximadamente 05 minutos. Uma pequena sonda de borracha é introduzida no ouvido do bebê e um estímulo sonoro é emitido para avaliar a função das células ciliadas externas da cóclea.


A intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade possibilita o desenvolvimento da linguagem muito próximo ao da normalidade. Sendo assim, fica clara a importância de se realizar a triagem auditiva neonatal, visando o desenvolvimento global da criança. É importante ressaltar que quanto mais cedo o bebê for avaliado, melhor será o prognóstico.

Comentário: A perda auditiva quando detectada tardiamente pode trazer sérios comprometimentos para a vida da pessoa. O atraso na aquisição de fala e linguagem é um fator que trará prejuízos na comunicação, e conseqüentemente nas relações interpessoais, bem como no psicológico e emocional. Diante de tais fatores, fique atento, NÁO DEIXE DE REALIZAR A TRIAGEM AUDITIVA EM SEU RECÉM NASCIDO!

Por Audioclick