Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O que é a fonoaudiologia?


A Fonoaudiologia trabalha com os distúrbios da comunicação humana, no que se refere aos aspectos envolvidos na linguagem oral e escrita, voz, audição, fluência e funções estomatognáticas. Se você ainda não conhece o trabalho da fonoaudiológica, tem dúvidas ou deseja saber um pouco mais sobre nossa atuação, apresento abaixo uma breve descrição das áreas de atuação da Clínica de Fonoaudiologia. 

A atuação na área de Linguagem abrange o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, habilita crianças com atraso ou distúrbio de linguagem ou pacientes que adquiriram a linguagem mas a perderam por algum motivo (por exemplo, devido a um acidente vascular cerebral). Nesta área, as queixas mais comuns são: atraso de linguagem (na emissão das primeiras palavras), trocas e/ou omissões de sons na fala, dificuldade na formação de frases e de leitura e escrita..

Em Motricidade Orofacial a atuação fonoaudiológica é responsável pela musculatura da face, boca e língua, principalmente no que se refere às funções de respirar pelo nariz (facilitando a respiração nasal de quem respira pela boca), mastigar e engolir os alimentos sem dificuldades (pois posicionar a língua de forma errada ou engolir alimentos de maneira incorreta, pode contribuir para o mau alinhamento dentário); manter a postura de língua e lábios adequada e articular os sons da fala corretamente. O fonoaudiólogo também soluciona problemas relacionados à sucção do bebê durante o aleitamento materno.

Quanto à Audiologia, a atuação fonoaudiológica é responsável por realizar exames audiológicos para verificar se a audição dos pacientes; seleciona e adapta aparelhos de audição (AASI) e habilita ou reabilita deficientes auditivos. Caso uma pessoa desconfie de alguma doença auditiva, pode solicitar ao profissional a avaliação da capacidade auditiva, baixa audição é as vezes sinal de algo errado, daí a necessidade de consultar um especialista em audiologia, de preferência quando bebê, pois desde o quinto mês de gestação, os bebês já são capazes de reconhecer a voz da mãe.

Na área de Voz, o atendimento clínico envolve a reabilitação de alterações nas funções da laringe, sendo a rouquidão o principal sintoma de lesão das pregas vocais como fendas, nódulos (os famosos “calos”), pólipos, cistos, edemas, entre outras afecções laríngeas; fraqueza da musculatura fonatória por problemas neurológicos (pacientes de Parkinson, paralisias e escleroses); gagueira, afonias e disfagias (dificuldade na deglutição) cujos sintomas mais comuns são: engasgos, tosse e penetração/aspiração nas vias áreas durante a alimentação. 

Nossa voz, fala, audição, respiração, mastigação e deglutição são fundamentais em todas as fases do desenvolvimento humano, do nascimento até a velhice e a Fonoaudiologia está aqui para favorecer todos esses aspectos por meio de prevenção, avaliação e tratamento adequado. Procure um FONOAUDIÓLOGO.

Por: Karen Raiocovitch
Fonoaudióloga CRFa 9313