Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

domingo, 13 de março de 2011

Necessidades Especiais

A Síndrome de Down ou trissomia do 21, é sem dúvida o distúrbio cromossômico mais comum é a forma mais comum de deficiência mental congênita. Geralmente pode ser diagnosticada ao nascimento ou logo depois, por suas características dismórficas, que variam entre os pacientes, e que produzem um fenótipo distintivo. Alterações faciais, olhos mais fechados, dificuldades de aprendizado, retardo intelectual, doenças no coração e dificuldades na audição.
A criança com síndrome de Down passará por todas as fases de uma criança normal só que com um certo atraso.
Objetivo da intervenção fonoaudiológica
O objetivo da intervenção fonoaudiológica é diminuir esses atrasos, valorizando o potencial de desenvolvimento de suas capacidades. Logo no primeiro mês de vida já é importante que os pais procurem profissionais capacitados para estarem acompanhando e iniciando a intervenção. Essas crianças além do acompanhamento médico necessitam do acompanhamento de fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo entre outros.
Devido a hipotonia dos músculos da face, existe uma tendência da boca em ficar aberta e a língua para fora. Não que a língua seja grande, mas sim devido a falta de tônus ela acaba ficando para fora da boca. A hipotonia global é uma das característica da síndrome de down.
A síndrome de Down tem como uma de suas principais características a dificuldade de comunicação. Devido ao déficit cognitivo, as crianças apresentam atrasos no desenvolvimento da linguagem e da fala, e tendem a utilizar como apoio os gestos. Porém, com o devido tratamento e incentivo, a comunicação verbal pode ser melhor desenvolvida.
Em crianças com Down o tempo do desenvolvimento da compreensão é bem menor que o tempo de desenvolvimento da fala. Deste modo, é importante para os pais saberem como incentivá-las, para que elas saibam que estão sendo compreendidas.
Também apresentam outras características que dificultam a comunicação, como problemas na memória de curto prazo (responsável por guardar informações para reproduzí-las posteriormente).
Tratamento
A terapia fonoaudiolóica visa melhorar a respiração, sucção, deglutição, postura da língua, linguagem escrita e oral e as funções intelectivas proporcionando aos paciente com necessidades especiais, inclusive com Síndrome de Down uma melhor qualidade de vida.
Fonte: Centro de Fonoaudiologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário