Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

sábado, 14 de maio de 2011

Obesidade infantil e mamadeira

Pesquisa revela que crianças que usam mamadeira depois de um ano podem ficar obesas

No mês em que é comemorado o Dia das Mães, uma pesquisa americana revelou que as mulheres têm que prestar ainda mais atenção nos cuidados com os pequenos. O inocente gesto de dar mamadeira às crianças com mais de um ano aumenta em 30% as chances delas desenvolverem obesidade infantil. O estudo foi publicado no "Journal of Pediatrics" e mostrou que dos 17% de crianças obesas aos cinco anos de idade, 22,3% tomou leite na mamadeira até os dois anos, 18,9% tinham o hábito de mamar antes de dormir e os outros 58,8% tomava mamadeira frequentemente durante o dia.
Segundo Luis Moreno, coordenador do grupo de pesquisa sobre nutrição infantil da Universidade de Zaragoza, na Espanha, o leite não é o problema. A grande questão é que em alguns casos a mamadeira é usada para substituir a chupeta para acalmar os bebês ou para eles dormirem, o que causa um aumento calórico e consequentemente a obesidade.
O estudo mostra ainda que uma única mamadeira com 25 ml de leite já supre 12% das necessidades calóricas de uma menina de 2 anos, por exemplo. A prevalência de obesidade entre as crianças que participaram do estudo era de 23% entre as que tinham o hábito de mamar, contra 16% nos que não usavam mais a mamadeira com essa idade. Segundo especialistas, o ideal é usar o leite materno como única fonte de alimentação até os seis meses e, a partir de então, começar a usar colher ou copos para alimentar a criança. Desta maneira, ela não acostuma com o uso da mamadeira.
A Associação Americana de Pediatria dá dicas valiosas para não acostumar seu filho com a mamadeira. A partir dos nove meses de idade, nunca alimente seu bebê entre as refeições usando mamadeira. Use copos para dar água ou sucos e não deixe que elas mamem antes de dormir. Outra questão ressaltada na pesquisa é que a mamadeira não havia sido relacionada ainda com a obesidade infantil.
Para estimular hábitos saudáveis de alimentação nas crianças - que devem começar antes delas irem para a escola - é importante incluir cereais a partir do quarto ou sexto mês de idade; aos seis meses, frutas e verduras e aos oito, carnes e peixe, de início, triturados, e aos poucos, quando os dentinhos começarem a nascer, em pedaços para incentivar a mastigação.
Fonte: Bolsa de mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário