Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Desenvolvimento: Barulho pode prejudicar fala do bebê

Estudo americano comprova que ambiente caótico pode dificultar o aprendizado da criança


Se o seu bebê costuma ficar quietinho enquanto você conversa ao telefone, os irmãos brincam na sala ao lado, seu marido assiste televisão e o cachorro não para de latir, fique atenta. Estudos comprovam que crianças expostas a ambientes muito barulhentos podem apresentar dificuldades no desenvolvimento da fala.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, casas onde a variedade de sons emitidos ao mesmo tempo é grande costumam funcionar como armadilhas auditivas para crianças que estão prestes a aprender a falar. Para George Hollich, psicólogo e diretor do Laboratório Infantil de Fala da Universidade de Purdue, ainda mais alarmante é o fato do “som de fundo” não precisar nem ser muito alto. Os resultados do estudo comprovam que mesmo que todos os sons estejam no mesmo volume, a criança ainda encontra dificuldades de compreensão.

Para falar é preciso ouvir e quando a audição está prejudicada por uma série de ruídos, se comunicar fica mais difícil. Hollich comenta que uma criança que está começando a falar ainda não sabe distinguir uma palavra da outra, onde ela começa ou termina e, por isso, quando é bombardeada por várias palavras ao mesmo tempo ela não consegue entender objetivamente o que estão dizendo.

A fonoaudióloga Rosana Valentim acrescenta que o barulho também compromete a concentração da criança, que durante os primeiros anos de vida é naturalmente escassa. “Além de ser mais difícil de um bebê entender o que as pessoas falam quando há barulho intenso, a capacidade dela se ater à informação que realmente quer absorver fica reduzida. É preciso lembrar sempre que a criança não está aprendendo a falar somente quando um adulto se direciona a ela. Ela está absorvendo informações o tempo todo”, explica.

Contato Visual

Uma das soluções para essa mistura sonora é o contato visual. Durante a pesquisa os cientistas americanos comprovaram que a interpretação do que está sendo dito fica mais fácil se o contato visual entre ambas as partes for mantido. Com o estudo os pesquisadores concluíram que as crianças, apesar de barulhos externos, conseguem se concentrar mais quando a pessoa que se dirige a ela está a sua frente, olhando em sua direção – e isso facilita o desenvolvimento da fala.

Fonte Site Crescer
Por Aline Ridolfi

Nenhum comentário:

Postar um comentário