Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

domingo, 4 de setembro de 2011

Hábitos Orais Deletérios

Como lidar com os Hábitos Orais Deletérios

A primeira e talvez a mais importante forma de fazer com que não ocorra o hábito oral deletério é a amamentação no seio materno. O bebê que mama no peito normalmente sacia sua necessidade de sucção e não desenvolve hábitos orais deletérios.

Quando esses hábitos acontecem exige-se algumas condutas:
  • Para que a criança pare de chupar chupeta, aconselha-se não colocar a sua disposição várias delas, e sua remoção deve ser gradativa, diminuindo e delimitando o tempo de uso. Uma dica é furar a ponta da chupeta para que não seja tão prazeroso o ato de sugá-la.
  • Manter as unhas das crianças sempre cortadas pode evitar que a criança adquira o hábito de roê-las.
  • Para tentar fazer com que pare de chupar o dedo, ofereça sempre mordedores, preferencialmente gelados (coloque-os na geladeira antes de oferecer à criança). Assim a criança se entreterá com o mordedor e esquecerá o dedo.
  • Sempre que a criança estiver com o dedo na boca, não recrimine, apenas tente distraí-la para outra atividade que tenha que fazer uso das mãos.
  • Ofereça à criança copos coloridos e diferentes para tentar substituir o uso da mamadeira.

Lembre-se: A solução definitiva para acabar com o hábito da criança é descobrir e eliminar as causas que estão gerando esse hábito, sabendo que muitos deles ocorrem por problemas emocionais deve-se introduzir um novo hábito para eliminar o antigo. Este novo hábito pode ser um novo esporte, um novo livro ou um novo brinquedo.


Fonte Fonorientando

Um comentário:

  1. Oi Danieli, encontrei seu blog por acaso, no Google, ao procurar informacoes sobre linguagem nao verbal. Ate esqueci do trabalho e fiquei lendo seus posts por mais de uma hora. Interessantissimo! A-do-rei. O fato de eu ter uma filha de 14 meses fez com que meu interesse fosse direcionado aos posts de linguagem infantil e amamentacao. Parebens, bem escrito e muito esclarecedor. Daniela

    ResponderExcluir