Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Seu filho tem problemas com leitura?


Seu(a) filho(a) tem problemas com leitura? Tem dificuldade em memorizar e compreender o que lê? Queixa de dores de cabeça, cansaço ou outros sintomas físicos quando está diante de algum texto? Omite ou “salta” palavras quando lê? Então, ele pode ter um tipo específico de distúrbio do processamento perceptual, que é chamado Síndrome de Sensibilidade Escotópica (SEE), Sídrome de Irlen ou Dislexia de Leitura.

As pessoas que apresentam tal síndrome relatam que a luminosidade, o contraste, o tamanho da impressão, o trabalho e o esforço de compreensão afetam negativamente o desempenho na leitura, bem como na realização de outras tarefas (por se tratar de uma distorção visual). Essa síndrome pode ou não estar associada a outras dificuldades de aprendizagem tais como: Déficit de atenção e Hiperatividade, problemas comportamentais e emocionais, sensibilidade à luz (fotofobia), dislexia, certas condições visuais médicas, entre outras.

A Dislexia de Leitura afeta pessoas de todas as idades e está relacionada a uma desorganização no processamento cerebral das informações pelo sistema visual. O esforço despendido no processamento das informações visuais torna a leitura mais lenta e segmentada, o que compromete a cognição e a memorização. Atenção, motivação, concentração e desempenho também são afetados.

O diagnóstico é feito por profissionais devidamente capacitados e autorizados para tal avaliação. O método utilizado é a Escala Perceptual de Leitura Irlen (EPLI) que, identifica e avalia os níveis em que os indivíduos cuja vida acadêmica tem sido dificultada pela síndrome de Irlen e conscientiza o cliente de suas condições.

O tratamento é feito com as Lâminas Seletivas; estas são colocadas sobre os textos com o objetivo de proporcionar conforto, nitidez, estabilidade e fluência durante a leitura. Além disso, as lâminas oferecem uma melhora na compreensão, manutenção da atenção à leitura por tempo mais prolongado e na memória a curto e longo prazo. Visa, desta forma, reduzir o stress visual e suas repercussões no processamento cerebral da informação visual causado pela Dislexia de Leitura.

Por Luciana de Castro
Pedagoga e Psicopedagoga clínica e institucional
Fonte Saúde BH.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário