A
música, muitas vezes, é encarada apenas como arte ou
entretenimento, mas ela pode ser muito mais do que isso.
Diversos
estudos mostram que a música estimula todo o cérebro, por isso, o
contato precoce com ela e sua vivência podem contribuir para a
formação cerebral e desenvolvimento cognitivo desde a tenra idade
ou indo além, desde a vida intrauterina.
Um
estudo* buscou investigar a influência da música no desenvolvimento
cognitivo e na linguagem de bebês de zero a dois anos de
idade dentro de um ambiente propício de educação musical.
Foram
trabalhados com o público-alvo atividades tais como: pulsação,
respiração, corpo e movimento, altura, timbre, duração,
intensidade do som, altura (grave/agudo) entre outras.
Concluiu-se
ao final da pesquisa que a expressão natural do bebê se manifesta
antes da fala dentro de um ambiente musical oportunizando o
desenvolvimento das habilidades psicomotoras, do aprendizado de ritmo
e melodia e processos cognitivos e de aquisição da linguagem oral.
CONTRIBUIÇÃO
QUE A MUSICA TROUXE PARA OS BEBÊS:
>
100%
contribuiu com a linguagem;
>
83,3%,
com o desenvolvimento motor;
>
75%,
com o desenvolvimento psicológico;
>
41,7%,
com o musical;
>
33,3%,
com o social.
*SILVA,
L. B. M. Música: um estímulo à expressão cognitiva e à
linguagem dos bebês. 2015. 164 f. Dissertação (Mestrado em
Música) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário